Jogos Olímpicos 2019

  • Regulamento Geral

    ART. 1º Os Jogos Olímpicos são um evento anual do Colégio Olimpo Brasília e tem por
    objetivos:
    I – Integrar a comunidade acadêmica;
    II – Socializar alunos, pais, professores e colaboradores da escola;
    III – Desenvolver práticas desportivas que favoreçam a cooperação no ambiente escolar;
    IV – Trabalhar a dimensão do esforço coletivo, isto é, trabalho em equipe.

    ART. 2º A quinta edição dos Jogos Olímpicos (V Jogos Olímpicos) será realizada entre os dias 15 a 28 de junho do ano de 2019, nas Unidades Asa Sul e Águas Claras do Colégio Olimpo.
    Parágrafo Único: Os jogos ocorrerão de segunda a quinta-feira, no turno vespertino, para os alunos do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos), e no turno noturno para os alunos do Ensino Médio (1ª e 2ª séries), segundo o Cronograma de Atividades a ser divulgado. Por isso, durante a realização dos jogos, as aulas de Educação Física ficarão suspensas.

    ART. 3º A Comissão Organizadora (CO), será composta por:
    I – Direção Pedagógica;
    II – Coordenação e Orientação Pedagógica;
    III – Equipe de Professores de Educação Física.

    ART. 4º Compete à CO:
    I – Organizar o Regimento Geral dos Jogos e as regras específicas de cada modalidade;
    II – Definir o Calendário de jogos em cada Unidade Escolar;
    III – Orientar a formação das equipes em cada turma da escola;
    IV – Resolver casos previstos e omissos no presente Regimento Geral.
    Parágrafo Único: Qualquer decisão tomada pela CO durante a realização dos Jogos deverá ser registrada na súmula do jogo ou em súmula extra com a devida ciência dos capitães das equipes envolvidas.
    Dos Desafios e Modalidades

    ART. 5º Os jogos são compostos por desafios e modalidades esportivas, sendo elas coletivas ou individuais, mistas ou separadas por sexo.
      §1 – Cada modalidade terá regulamento próprio com as regras específicas, que constam como anexos ao presente Regimento Geral.
      §2 – Para cada modalidade serão reconhecidas as duas melhores equipes e, como premiação específica, receberão medalhas olímpicas (dourada e prateada para primeiro e segundo lugar, respectivamente).
      §3 – As turmas competirão em cada uma das modalidades e, coletivamente, no conjunto dos jogos. As três primeiras colocações de cada modalidade ganharão pontos-olímpicos, com a exceção das modalidades individuais (xadrez e tênis de mesa).
      § 4 – Nas modalidades individuais ( Xadrez-Misto e Tênis de Mesa Masculino e Feminino) , os alunos disputarão a 1ª fase em suas Unidades de Ensino, sem ganho de pontuação. A final de cada modalidade será disputada na Unidade Águas Claras, entre o representante de cada ano/série, havendo pontuação apenas para o 1º e 2º lugares gerais.
      §5– A lista de modalidades e pontuação:
    Modalidade Sexo Unidade Pontuação Olímpica
    1º Lugar 2º Lugar 3º Lugar
    Futebol de Salão Masculino e Feminino Asa Sul 10 07 04
    Queimada Equipe Mista Asa Sul 10 07 04
    Lancebol/Voleibol Equipe Mista Asa Sul 10 07 04
    Lancebol/Voleibol de areia Equipe Mista Asa Sul 10 07 04
    Basquete Masculino e Feminino Águas Claras 10 07 04
    Handbol Masculino e Feminino Águas Claras 10 07 04
    Xadrez Misto Asa Sul e
    Águas Claras
    10 07 -
    Tênis de Mesa Masculino e Feminino Asa Sul e
    Águas Claras
    10 07 -
    Bandeira Toda a Turma Asa Sul e
    Águas Claras
    10 07 -
    Desafios Olímpicos Equipe mista Asa Sul e
    Águas Claras
    Varia de acordo com o desafio
    Desafio de mídia Equipe mista Virtual Varia de acordo com o desafio

      §6 - Nas modalidades esportivas mistas (Lancebol, Voleibol e Queimada) as equipes/turmas inscritas devem ter integrantes dos dois sexos em quadra.
      §7 – Não haverá número máximo de inscritos por modalidade. Porém, todos os atletas inscritos e presentes nos dias de jogos devem participar de ao menos uma partida inteira.
      §8 – As turmas perderão pontos em casos de indisciplina, a saber:
    I. Indisciplina por parte do atleta;
    II. Indisciplina por parte da torcida.
      §9 – Os casos de indisciplina, a julgamento do professor responsável pelo jogo, serão advertidos com o uso de cartões e perda de ponto.
    a) Cartão Amarelo – perda de 1 ponto para a turma;
    b) Cartão Vermelho – perda de 3 pontos para a turma e a exclusão do atleta da modalidade.

    ART. 6º Todas as turmas devem confeccionar, fora do horário das aulas, 2 (duas) grandes bandeiras idênticas, a serem expostas nos ginásios de esporte onde acontecerão os Jogos, a partir do dia 15 de junho.
      §1 – As bandeiras devem ser confeccionadas seguindo os requisitos:
    I. Altura: 0,80 m
    II. Largura: 1,80 m
    III. Cor: a mesma da camiseta, podendo haver pequena mudança de tom.
    IV. Identificação da série, turma e unidade.
      §2 – Após o desfile, é de responsabilidade dos alunos da turma entregar as bandeiras à CO, para que sejam penduradas nas quadras poliesportivas das unidades da Asa Sul e Águas Claras. Bandeiras que não forem entregues no dia citado não serão pontuadas.
      §3 – As decisões acerca da confecção das bandeiras podem ser feitas em conjunto com o professor conselheiro, que contribuirá APENAS com ideias e orientações. A compra de materiais e a confecção são de completa responsabilidade dos estudantes.
      §4 – A bandeira pode conter colagens ou pinturas diversas, desde que sejam de autoria dos alunos da turma e que não contenham linguagem ofensiva de nenhuma ordem.
      §5 – O desenho prévio da bandeira (croqui) deve ser entregue à CO, por intermédio dos auxiliares de disciplina indicados pela CO, para autorização prévia, até o dia 17 de maio, em papel A4, já nas cores que serão utilizadas. A turma deve aguardar a autorização para iniciar a confecção de suas bandeiras. Qualquer alteração realizada após esse período sem o conhecimento da CO acarretará na perda de pontos relativos a essa prova.
      §6 – Para cada bandeira entregue (máximo de 2) dentro dos requisitos contidos nesse Regulamento, a turma receberá 5 (cinco) pontos. Haverá, ainda, a escolha dos 3 melhores trabalhos (a se considerar criatividade e qualidade), atribuindo-se a eles os valores expostos na tabela de modalidades acima.

    ART. 7º Será considerada Campeã Geral a turma que somar maior pontuação ao final dos jogos.
      §1 – A competição entre as turmas renderá 2 Campeões Gerais: um para cada segmento (Ensino Fundamental e Ensino Médio).
      §2 – A lista com as pontuações será divulgada pela CO no encerramento dos jogos, mesmo dia de premiação das turmas campeãs.

    Da participação nos jogos
    ART. 8º Os jogos serão organizados a partir das turmas de cada série/ano. Dentro das turmas serão formadas as equipes para participar de cada modalidade.
      §1 – Os atletas poderão inscrever-se nas modalidades, de acordo com divulgação feita previamente, entre os dias 15 e 31 de maio, com os auxiliares de disciplina indicados pela CO.
      §2 – No Ensino Fundamental, as competições serão separadas por ano.
      §3 – No Ensino Médio, ocorrerá uma competição geral entre as turmas do segmento.

    ART. 9º É condição para participar dos jogos:
      §1 - Aquisição da camiseta-uniforme da turma, de acordo com regimento específico divulgado previamente.
      §2 – Uso de uniforme obrigatório, isto é, camiseta da turma, calça/bermuda ou legging da escola e tênis (com exceção dos esportes na areia, que serão jogados descalços).

    ART. 10º A formação das equipes deve ser feita na turma em que o aluno esteja regularmente matriculado.
      §1 – Um mesmo aluno pode participar de mais de uma modalidade, sendo da mesma turma. Ficando sob sua responsabilidade a escolha do jogo em caso de coincidência de jogos da tabela.
      §2 – Em caso de uma turma não ter inscritos suficientes para uma modalidade coletiva, o aluno interessado poderá solicitar à CO que defina uma outra turma em que ele possa jogar.
      §3 – No caso supracitado, o aluno que jogar por outra turma terá o reconhecimento individual, porém não acumulará pontuação para sua turma de origem.
      §4 – Em caso de junção de duas turmas para formar uma equipe com igual número de integrantes, a participação será permitida e a equipe dividirá a pontuação entre as turmas participantes.
      §5 – Sendo definida pela CO a necessidade de duas equipes da mesma turma, elas deverão competir na mesma chave.

    Disposições Finais
    ART. 11º A respeito da conduta dos Atletas:
      §1 – As regras da escola continuam válidas.
      §2 - É proibido o uso de objetos que possam causar lesões ou proporcionar qualquer vantagem ao jogador (brincos, relógios, pulseiras, piercings, casaco na cintura e anéis). A qualquer momento a CO ou a equipe de arbitragem podem solicitar que os jogadores tirem acessórios que se enquadrem na situação citada.
      §3 – Os alunos devem se apresentar com unhas cortadas e cabelos presos.
      §4 – Os atletas/ alunos deverão seguir as normas disciplinares e de conduta previstas no Regimento Escolar.

    ART. 12º A Comissão Organizadora indicará pessoal especializado para arbitragem e prestação de primeiros socorros durante a realização dos jogos.

    ART. 13º A tabela dos jogos será divulgada na semana anterior aos Jogos.

    Brasília-DF,
    Comissão Organizadora
    V Jogos Olímpicos – 2019

  • ANEXO A – REGIMENTO ESPECÍFICO
    Futebol de Salão

    Durante a competição de FUTSAL, aplicam-se as regras oficiais da Confederação Brasileira de Futebol de Salão com exceção/adaptação das seguintes:

    1) FORMAÇÃO DAS EQUIPES – As equipes serão formadas de acordo com o ano/série dos alunos.
    2) DURAÇÃO DAS PARTIDAS – A duração de cada partida será em função do número de turmas inscritas por série e do sistema de disputa adotado.
    3) NÚMERO DE ATLETAS EM QUADRA – Durante a partida o máximo de atleta por equipe será de 5 e o número mínimo será de 3. Caso a equipe não tenha o número mínimo de integrantes, perderá por WO.
    4) SUBSTITUIÇÕES – durante a partida será permitida fazer a qualquer momento a substituição de jogadores desde que aconteça na zona de substituição.
    5) EXPULSÃO DE JOGADOR – em caso de expulsão de um jogador a equipe ficará com um jogador a menos por um minuto ou até sofrer um gol.
    6) TIRO LATERAL – não vale gol se o mesmo for direto ao gol, exceto, se no percurso tocar em um jogador.
    7) TEMPO TÉCNICO – As equipes não terão direito a tempo técnico.
    8) FALTAS ACUMULATIVAS E O TIRO LIVRO DIRETO – não será adotado essa regra do futsal.
  • ANEXO B – REGIMENTO ESPECÍFICO
    Queimada
    A QUADRA
    1. A quadra é de forma retangular e compreende uma área de jogo medindo 18 metros de comprimento e 09 metros de largura.
    2. As linhas fazem parte da quadra de jogo.

    DURAÇÃO DA PARTIDA
    3. A partida será disputada de acordo com o tempo determinado previamente pela CO ou, se, antes disso, um dos times queimar todos os jogadores da equipe adversária.
    4. A partida inicia e encerra com o apito do árbitro.
    5. O arremesso inicial é executado pela equipe que ganhou o sorteio e optou por iniciar com a posse de bola.
    6. Será vencedora a equipe que queimar todos os adversários ou, se, findo o tempo, a que tiver a maior quantidade de jogadores adversários no campo de queimados (maior número de pontos).
    7. Em caso de empate, ao final do tempo regulamentar, haverá um acréscimo de tempo até que uma das equipes seja a primeira a queimar um dos adversários. Nesse caso, não haverá chance para queimar alguém do campo adversário.

    OS JOGADORES
    8. A equipe será constituída por no mínimo dez (10) e no máximo dezesseis (16) jogadores, não podendo haver substituição durante a partida.
    9. No início da partida, será feita a contagem do número de atletas de cada equipe. Havendo diferença, a equipe com maior número de pessoas iniciará a partida com a quantidade de pontos referente a essa diferença.
    Ex: Equipe A inicia com 16 jogadores e equipe B, com 10. A equipe A iniciará a partida com 6 pontos.

    SITUAÇÕES DA PARTIDA
    10. O atleta somente poderá quicar a bola após tê-la segurado.
    11. Será considerado queimado o jogador que for atingido pela bola em qualquer parte do corpo (exceto cabeça, se não intencional) e esta venha a cair no chão.
    12. Será considerado queimado o jogador que tentar segurar a bola e, não conseguindo, deixá-la cair no chão.
    13. Se o jogador segurar a bola e cair com ela dominada, será considerado queimado caso a bola venha a tocar o chão.
    14. Se no mesmo arremesso a bola bater em dois (2) ou mais jogadores da mesma equipe e depois cair no chão, o último a ser tocado pela bola estará queimado.
    15. Se a bola tocar em um jogador e antes de tocar o chão for segurada por um(a) companheiro(a) de equipe ou tocada por qualquer jogador da equipe adversária, não será considerado queimado.
    16. O atleta, após ser queimado, deverá dirigir-se para a linha de fundo da outra quadra e arremessar a bola. Ele terá uma chance para queimar alguém (arremesso de recuperação) e poder retornar a sua equipe. Caso não consiga, permanecerá no “campo dos queimados” até o final da partida.
    17. O atleta queimado não poderá trocar de lugar com o outro do mesmo time.
    18. O último atleta a ser queimado também tem direito ao arremesso de recuperação e, se queimar alguém, pode voltar para seu campo. Esta regra não se aplica em caso de prorrogação.
    19. Se um atleta deixar a bola cair na quadra adversária, perderá a posse de bola.
    20. Um atleta não poderá arremessar a bola fora dos limites de sua quadra; caso isso aconteça, a posse de bola será da equipe adversária. Isso inclui a linha central da quadra.
    21. A bola que estiver nas laterais externas da quadra serão consideradas em zona neutra e sua posse é da equipe que pegá-la primeiro. O arremesso só pode ser feito após o jogador retornar aos limites do seu campo. Caso isso não aconteça, o time que arremessou perde a posse de bola e a jogada será considerada inválida.
    22. Um atleta que estiver caído ao solo por acidente, não poderá ser queimado.

    ARREMESSO
    23. Todos os jogadores poderão arremessar a bola em direção à quadra adversária, desde que não ultrapassem (“meia-lua”) as linhas que limitam sua própria quadra. Caso o faça, a posse de bola será da equipe adversária e a jogada será considerada inválida.
    24. Os atletas “queimados” deverão lançar a bola atrás da linha de fundo do campo adversário ou de seu prolongamento. A equipe que não cumprir o disposto neste item perderá a posse da bola.
  • ANEXO C – REGIMENTO ESPECÍFICO
    Lancebol

    1. O jogo de lancebol é realizado na quadra de voleibol, utilizando-se a rede para separar os campos.
    2. Durante o jogo de lancebol, é permitido segurar a bola e depois passar para o companheiro.
    2.1 Caso os jogadores segurem a bola nos passes entre a equipe, torna-se obrigatória a realização dos 3 toques. Entretanto, se antes de completar a jogada, um jogador passar a bola com toque direto por cima da rede para o campo adversário, a jogada será considerada válida.
    2.2 Ao segurar a bola o aluno, sem se deslocar, deve jogá-la para si mesmo e realizar um fundamento (toque ou manchete) para passar a bola ao companheiro, e ou (cortada) somente para passar a bola para o outro lado da rede; Não será permitida a condução por baixo com as mãos abertas, caracterizando-se ponto da outra equipe.
    3. Para que o jogo comece, cada equipe deve ter, em quadra, um mínimo de 4 e um máximo de 8 jogadores.
    4. Não é permitido ao jogador dar dois toques consecutivos na bola;
    5. O saque pode ser realizado de dentro da quadra, caso seja necessário; Neste caso, utiliza-se a linha vermelha demarcada no chão.
    6. Cada jogador em posse da bola pode ficar com ela em mãos no máximo 5 segundos, ficando a critério do árbitro fazer a contagem;
    7. Não será permitido o toque da mão na rede.
    8. A duração da partida será determinada pela CO de acordo com o número de equipes inscritas.

    Substituições
    A substituição de jogador só será permitida quando o jogo estiver paralisado, ou seja, o juiz autorizará a substituição quando a bola estiver fora de jogo.
  • ANEXO D – REGIMENTO ESPECÍFICO
    Voleibol

    Durante a competição, aplicam-se as regras oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol, enfatizando-se as seguintes:

    1. Não será permitido o toque da mão na rede.
    2. Não será permitida a condução por baixo com as mãos abertas, caracterizando-se ponto da outra equipe.
    3. Não é permitido ao jogador dar dois toques consecutivos na bola.
    4. A equipe deve obedecer a ordem de rodízio.
    5. O jogador responsável pelo saque não poderá pisar na linha de fundo.

    Em relação às regras oficias, aplicam-se as seguintes adaptações:
    6. Para que se inicie o jogo, cada equipe deve estar, no mínimo, com 4 e no máximo com 6 jogadores em quadra.
    7. A duração da partida será determinada previamente pela CO, a depender do número de equipes inscritas.
    Substituições
    A substituição de jogador só será permitida quando o jogo estiver paralisado, ou seja, o juiz autorizará a substituição quando a bola estiver fora de jogo.
  • ANEXO E – REGIMENTO ESPECÍFICO
    Lancebol de areia

    Durante a competição, aplicam-se as regras expostas no ANEXO C, acrescentando-se:

    1. Mostra-se de extrema importância bater e rodar a bola nas mãos antes de sacar para retirar a areia grudada. Caso o jogador não o faça, sua equipe perderá o saque.
    2. É permitido ao jogador sacar com UM pé dentro da quadra;
    3. A duração da partida será determinada previamente pela CO, a depender do número de equipes inscritas.
    4. Antes do início da partida, será demarcada no chão uma linha de 6m, que poderá ser usada para o saque
    Substituições
    A substituição de jogador só será permitida quando o jogo estiver paralisado, ou seja, o juiz autorizará a substituição quando a bola estiver fora de jogo.
  • ANEXO F – REGIMENTO ESPECÍFICO
    Voleibol de areia

    Durante a competição, aplicam-se as regras da Confederação Brasileira de Voleibol, enfatizando-se que:

    1. Mostra-se de extrema importância bater e rodar a bola nas mãos antes de sacar para retirar a areia grudada. Caso o jogador não o faça, sua equipe perderá o saque.
    2. Não será permitido o toque da mão na rede.
    3. Não será permitida a condução por baixo com as mãos abertas, caracterizando-se ponto da outra equipe
    4. Não é permitido ao jogador dar dois toques consecutivos na bola.
    5. A equipe deve obedecer a ordem de rodízio.

    Em relação às regras oficias, aplicam-se as seguintes adaptações:
    6. É permitido ao jogador sacar com UM pé dentro da quadra;
    7. Para que se inicie o jogo, cada equipe deve estar, no mínimo, com 4 e no máximo com 6 jogadores em quadra.
    8. A duração da partida será determinada previamente pela CO, a depender do número de equipes inscritas.
    Substituições
    A substituição de jogador só será permitida quando o jogo estiver paralisado, ou seja, o juiz autorizará a substituição quando a bola estiver fora de jogo.
  • ANEXO G – REGIMENTO ESPECÍFICO
    Basquete

    Durante a competição, aplicam-se as regras oficiais da Confederação Brasileira de Basquetebol, com exceção/ adaptação das seguintes:

    DA EQUIPE
    1. Cada equipe deve ter, no mínimo 4 e no máximo 5 jogadores em quadra, mais os reservas. Caso o time não tenha o número mínimo de jogadores, perderá por W.O.

    DO JOGO
    2. A duração da partida será determinada previamente pela CO, a depender do número de equipes inscritas.
    3. A substituição de jogador só será permitida quando o jogo estiver paralisado, ou seja, o juiz autorizará a substituição quando a bola estiver fora de jogo.
    4. Só haverá prorrogação (tempo extra de 5 minutos) nas disputas de finais. Findo esse tempo e o jogo continuar empatado, será utilizado o lance livre como critério de desempate. Esse se dará ponto a ponto, até que uma das equipes vença.
    5. Não serão concedidos tempos técnicos para as equipes.

    DAS INFRAÇÕES
    6. Ao jogador não é permitido que passe mais de 5 segundos com a bola sem dribla-la. Nesse caso, considera-se falta e a bola é passada para o time adversário.
    7. A partir da 6a falta coletiva, a ser contada por tempo de jogo, o time adversário terá direito a dois (2) arremessos de lance livre.
    8. São consideradas faltas aquelas de contato, técnicas e de saída.
    9. Em caso de um jogador cometer, durante todo o jogo, 6 faltas de contato ou 2 técnicas, ele será expulso, sendo substituído por um colega de equipe, e não poderá mais voltar à quadra naquela partida.

    É IMPORTANTE FRISAR QUE:
    1. Lateral é batido sem pisar na linha
    2. A bola só é considerada fora quando tocar o chão ou um jogador fora da quadra.
  • ANEXO H – REGIMENTO ESPECÍFICO
    Handebol
    Durante a competição, aplicam-se as regras oficiais da Confederação Brasileira de Handebol com exceção/ adaptação das seguintes:

    Duração da partida
    1. Será definida pela CO de acordo com a quantidade de equipes inscritas e o tempo disponível para a realização dos jogos.
    2. Não serão concedidos tempos técnicos para as equipes.
    3. Só haverá prorrogação (tempo extra de 5 minutos) nas disputas de finais. Findo esse tempo e o jogo continuar empatado, será utilizado o tiro de 7 metros como critério de desempate. Esse se dará ponto a ponto, até que uma das equipes vença.

    A equipe
    Para que se inicie o jogo, cada equipe deve estar, no mínimo, com 4 e no máximo com 5 jogadores em quadra.

    Substituições
    A substituição de jogador só será permitida quando o jogo estiver paralisado, ou seja, o juiz autorizará a substituição quando a bola estiver fora de jogo.

    IMPORTANTE FRISAR:
    1. Durante o drible, só é permitida uma alternância de mãos
    2. Não é permitido driblar a bola com as duas mãos
    3. O tiro lateral é batido com um dos pés em cima da linha
    4. A bola é considerada fora caso ultrapasse a linha pelo ar ou pelo solo.
  • ANEXO I – REGIMENTO ESPECÍFICO
    Xadrez

    Durante a competição, aplicam-se as regras oficiais da Confederação Brasileira de Xadrez com exceção/adaptação das regras acordadas antes da competição entre a C0 (Comissão Organizadora ) e os alunos.
    1) SISTEMA DE DISPUTA – As disputas entre os competidores (categoria misto) será de forma individual. Não havendo disputa em duplas. Os alunos competirão de acordo com o seu ano/série e indicará um representante de cada ano/série para a decisão final da Unidade de Águas Claras.
    2) A PARTIDA/TEMPO – o tempo de cada jogo dependerá do número de alunos presentes e da fase da competição. O vencedor da partida será o aluno que aplicar um Xeque Mate. Em caso do término do tempo a pontuação para indicação do vencedor será a seguinte: peão 1 ponto, cavalo 3 pontos, bispo 3 pontos, torre 5 pontos e a rainha vale 9 pontos.
    3) DECISÃO FINAL DO 1º E 2º LUGAR – Será realizada na Unidade de Águas Claras, entre os representantes de cada ano/série.
  • ANEXO J – REGIMENTO ESPECÍFICO
    Tênis de Mesa

    Durante a competição, aplicam-se as regras oficiais da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa com exceção/adaptação das seguintes:
    1) SISTEMA DE DISPUTA – As disputas entre os competidores será de forma individual. Não haverá disputa em duplas. Os alunos competirão de acordo com o seu ano.
    2) A PARTIDA – Será disputado em três sets de onze pontos cada um. No caso de empate em 10 pontos será vencedor o que fizer a diferença de dois pontos primeiro. É obrigatório a mudança de lado após a realização de um set. Caso o atleta que ganhe dois sets consecutivos, não haverá necessidade de disputar o terceiro.
    3) DISPUTAS – Os jogos serão divididos em duas fases: na primeira, os alunos inscritos disputarão em sua própria unidade, ate que se chegue a um vencedor em cada ano. A segunda será a final, que consistirá no confronto entre o vencedores cada unidade, e acontecerá na Unidade Águas Claras, em data previamente marcada
  • ANEXO K – REGIMENTO ESPECÍFICO
    Desafios Olímpicos: Mídias

    DO DESAFIO
    1. Alguns desafios olímpicos dos Jogos Olímpicos 2019 serão realizados no âmbito de mídias e redes sociais. Para tanto, previamente, será criado um perfil de cada turma, que será usado para a realização das tarefas propostas.
    DA DIVULGAÇÃO
    2. Cada desafio será publicado via site oficial da instituição e perfil oficial dos Jogos no Instagram (@jogosolimpo2019), seguindo o cronograma abaixo apresentado.
    DOS PROCEDIMENTOS
    3. Assim que for divulgado o perfil oficial dos Jogos, o perfil oficial da turma (onde os desafios serão postados) deve enviar uma solicitação para segui-lo e se manter aberto. Só serão aceitas postagens feitas em perfis que cumprirem esses procedimentos.
    4. Em cada data determinada pelo cronograma prévio, será lançado um desafio oficial que terá, no máximo, 2 dias para o seu cumprimento.
    5. Todo desafio oficial será cumprido em formato de postagens no perfil da turma, e deverá marcar, em sua legenda, a hashtag #JogosOlimpo2019, o perfil oficial dos jogos na foto, além da identificação de sua turma com uma nova hashtag (P.ex. #9oAAS para o 9o ano A da Asa Sul)
    5.1 Toda postagem que remeta a um desafio oficial deve ser restrita a uma (ou mais) foto e um texto como legenda, não podendo exceder os caracteres máximos determinados pelo Instagram (continuação nos comentários, por exemplo).
    5.2 Toda foto que não for de autoria própria deve ter sua fonte sinalizada no início da legenda. Não será permitido APENAS o uso de fotos de terceiros.
    5.3 Todas as legendas devem ser de autoria própria. Quando, em sua postagem, houver informações retiradas de outras fontes, deve haver a citação da bibliografia utilizada na própria legenda.
    6. Durante a realização dos Jogos, poderá haver a divulgação de Desafios Relâmpagos, que podem ser realizados em outras redes sociais e em um tempo reduzido. Estes desafios serão postados apenas no perfil oficial dos Jogos no Instagram.
    7. Cada postagem será avaliada pela CO e pelo professor responsável e, caso seja considerada correta, será repostada no perfil oficial dos Jogos no Instagram.
      7.1 Não serão consideradas corretas postagens:
        7.1.1 Que fujam do tema apresentado;
        7.1.2 Com legendas de autoria completa de terceiros ou sem citação da fonte pesquisada;
        7.1.3 Com fotos de autoria de terceiros sem citação da fonte;
        7.1.4 Com erros de ortografia ou informações falsas;
        7.1.5 Com mensagens ofensivas;
        7.1.6 Que violem as políticas do Instagram;
        7.1.7 Oriundas de perfis que não estiverem seguindo o perfil oficial ou de contas privadas;
        7.1.8 Sem as devidas marcações do perfil oficial e das hashtags dos Jogos e da turma;
        7.1.9 Com vídeos (quando não autorizado) ou no local de postagem de “Stories” (com exceção dos desafios relâmpago, se for o caso)
        7.1.10 Que tenham sido apagados do perfil original antes da repostagem.
        7.1.11 Postadas ou editadas após o fim do prazo estipulado

    DA PONTUAÇÃO
    8. Postagens repostadas garantirão, cada uma, 5 pontos à turma responsável. Os desafios relâmpago podem ter pontuação diferenciada, o que será informado no momento de sua divulgação
    DO CRONOGRAMA
    Desafio Oficial Divulgação do
    Desafio
    Data Limite
    (até as 21h)
    1 17/06 19/06
    2 19/06 21/06
    3 21/06 23/06
    4 23/06 25/06
    5 25/06 27/06
    Os desafios relâmpago não obedecem ao cronograma, podendo ser
    divulgados a qualquer momento. Fiquem atentos!
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